Pequena produção. Como torná-la mais simples e menos demorada?

Quando o tempo é dinheiro, todos os segundos contam.

Neste prisma todas as medidas que possamos tomar para prevenir desperdício de tempo são passos a caminho do sucesso. Deixamos assim 4 dicas que são certamente úteis para simplificar um processo de produção.

1.Processos

Estabelecer processos de produção definidos é uma excelente forma de economizar tempo. Coisas como fluxogramas de produção e fichas específicas para o processamento de cada ingrediente delimitam as tarefas associadas a cada produção, assim reduzindo o desperdício de tempo.

2. Organização

Não obstante das regras impostas pelas normas exigidas legalmente para a produção alimentar, que por si conferem alguma organização base para os ingredientes e produção, existem outras medidas organizacionais que nos ajudam a simplificar o processo de produção. A separação prévia da matéria-prima em recipientes (gastronormas ou qualquer outro recipiente aprovado), permite um mais rápido acesso aos ingredientes utilizados na produção,  facilitando a dosagem e mantendo o espaço de produção mais limpo e organizado.

3. Fornecedores

Poderá parecer menos óbvio, mas a escolha de um fornecedor que disponibilize formatos de embalamento adequados ao volume da nossa produção é uma excelente forma de simplificar e acelerar o processo de produção. Por exemplo: Se produzirmos 5 kg de manteiga de amendoim de cada vez, fará sentido recebermos sacos de 5kg de amendoins, prontos a serem processados. Não é prático recebermos sacos de 500gr, 1 kg ou até mesmo de 10kg. Desta forma reduzimos tempo a preparar a matéria-prima para processamento.

4. Agendamento

De todas esta será talvez a mais importante. Com agendamento queremos ressalvar a importância de reservar alturas específicas para produzir quantidades específicas. Apesar de parecer intuitivo, especialmente no início de um negócio, produzir consoante as encomendas que chegam, é muito importante por forma a economizar tempo, começar a produzir uma quantidade X para vender numa quantidade prevista de tempo. Assim poupam-se os imprevistos, e estes sim consomem muito, muito tempo. Uma opção que nos obriga a agendar produções de forma regularizada é o outsourcing/externalização da produção. Esta poderá ser uma solução que facilite todo o processo.

Qualquer questão blog@wildbran.pt!

Please follow and like us: