Private label, o que é e para que serve?

Um serviço cada vez mais requisitado por grandes empresas que procuram expandir a sua oferta e aumentar a visibilidade da sua marca.

No entanto, no que consiste exactamente o private label?

De forma sucinta, podemos dizer que os produtos ou serviços de private label são tipicamente aqueles fabricados ou fornecidos por uma empresa para oferta sob a marca de outra empresa.

Através de serviços como o private label é possível para uma marca  disponibilizar uma vasta panóplia de produtos aos seus clientes sem custos de I&D, sendo também possível através deste tipo de serviço lançar os mesmos de forma extremamente rápida no mercado.

Na indústria alimentar, a oferta deste tipo de produtos é massiva, sendo possível neste momento encontrar um produto private label para quase cada referência de marca nas grandes cadeias de retalho.

Na prática no que consiste exactamente um serviço de private label?

Como já mencionado em cima, um serviço de private label consiste na produção de um serviço ou produto por uma empresa para comercialização de outra empresa com a sua própria marca.

Ou seja, se a empresa X produz bolachas, esta pode fabricar as mesmas bolachas (possivelmente com formulações/receitas diferentes) para a empresa Y com a marca Y.

A empresa Y beneficia da estrutura providenciada pela empresa X o que a permite lançar rapidamente o seu produto no mercado com custos significativamente inferiores aos comparáveis a criar a sua própria estrutura para produção.

Desta forma o private label torna-se uma solução extremamente apelativa para a diversificação de oferta de produtos de uma marca/empresa.

Nas grandes cadeias de retalho, onde se tem verificado um aumento na presença destes produtos nas prateleiras, o private label serve mais do que o propósito de diversificação de oferta e aumento de rentabilidade. Serve em grande medida a marca que os comercializa, sendo um importante instrumento para aumentar brand awareness e fidelizar os consumidores à marca da cadeia retalho onde se encontram.

É fácil perceber porque este serviço se torna tão apelativo. A extrema facilidade, rentabilidade e rapidez na contratação do mesmo são sem dúvida factores cruciais para o crescimento do mesmo!

 

Qualquer questão blog@wildbran.pt!

 

 

 

Please follow and like us: