Contract manufacturing, o que é e para que serve?

Traduzindo à letra, contract manufacturing, significa contratação de produção. E, de forma simplificada é exactamente isso.

No entanto, há significativamente mais a dizer acerca deste tipo serviço do que apenas referir que se trata de uma contratação de produção.

O contract manufacturing é um serviço prestado por um empresa a outra, visando libertar a mesma  de parte ou da totalidade dos seus processos de produção. A empresa prestadora do serviço de contract manufacturing assume a produção da empresa contraente por um valor X ficando encarregue de garantir todos os aspectos produtivos contratados entre ambas as entidades.

Qual então é o propósito deste serviço?

Não existe uma resposta singular para esta questão, a realidade é que existem várias razões pelas quais uma empresa poderá optar por um serviço de produção externo.

Poderá fazê-lo numa perspectiva de redução de custos, por vezes contratando um contract manufacturer com processos de produção tecnologicamente mais avançados, poderá, apesar do custo associado à contratação do mesmo, reduzir custos de produção.

Poderá fazê-lo ao optar por não desenvolver uma unidade de produção in-house, desta forma a reduzindo o custo capital inerente ao seu negócio. Poderá também fazê-lo num movimento de expansão da sua presente oferta de produtos, não dispondo de uma unidade de produção especializada para produzir os produtos que pretende lançar no mercado, recorrerá a serviços prestados por terceiros de forma a suprir as suas necessidades.

Quando optar por um serviço de contract manufacturing?

É difícil determinar quando/e se haverá a altura certa para optar por este tipo de serviço, no entanto, sempre que existir uma vantagem económica em fazê-lo, e, desde, que esta não seja à custa da exploração humana ou prejudicial para o ambiente e para a sociedade, então esta, deverá ser considerada.

Quanto mais eficiente e financeiramente saudável for uma empresa com sentido de missão, mais longe esta chegará, e, nesse sentido sempre que existir uma solução sustentável que melhore a rentabilidade da mesma, então se deverá perder tempo em implementá-la.

Qualquer questão blog@wildbran.pt!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please follow and like us: