Como comer melhor no escritório em 3 passos!

Um desafio que certamente todos já enfrentaram e que é muito simples de vencer!

Todos sabemos que ao evitarmos longos períodos sem ingerir qualquer alimento contribuímos para uma alimentação equilibrada. No entanto, a realidade é que poucos de nós conseguem evitar esta situação. Quantas vezes acabamos por sair de casa sem tomar o pequeno-almoço e/ou sem um lanche para meio da manhã?

Um dia de trabalho sem uma alimentação equilibrada terá duas consequências; primeiro, perderemos rapidamente energia durante a manhã, o que afetará a produtividade.  E, logo após uma manhã sem a ingestão de alimentos equilibrados, partiremos para o almoço “esfomeados”. O gasto de energia durante a manhã sem a sua devida reposição, aumentará a probabilidade de comermos mais do que deveríamos durante o mesmo.  Assim, após um excesso durante o almoço, ficamos letárgicos sem energia durante a tarde. Novamente, perdemos produtividade, e pior, prejudicamos a nossa saúde.

Então como podemos comer melhor no escritório ou durante um dia activo?

Passo 1

Começar por preparar os snacks para meio da manhã e meio da tarde na noite anterior! É mesmo simples. Quer sejam snacks comprados ou caseiros, apenas é necessário reservar 15 min na noite anterior para os colocarmos dentro de um recipiente ou directamente na nossa mala. Assim evitamos esquecermos-nos dos mesmos em casa e poupamos tempo durante a manhã. É também de vital importância reservarmos tempo de manhã para tomar o pequeno-almoço – não nos esquecermos desta refeição é vital.

Passo 2

Cerca de 3 horas após termos tomado o pequeno-almoço, sensivelmente pelas 10H30 ou 11h para a maioria das pessoas, é altura para pegarmos no nosso snack! Idealmente algum produto que não contenha açúcar adicionado – um pastel de nata não conta. É importante que este não contenha açúcar adicionado, pois o açúcar causa um fenómeno chamado de “sugar rush”. De forma simplificada dá-nos um boost de energia muito rápido seguido de uma queda abrupta. Este fenómeno tem várias consequências, duas delas sendo a absorção de energia pelo organismo e a redução drástica nos níveis de energia após o “sugar rush”. Experimentem frutos-secos, fruta acompanhada com frutos secos e alimentos integrais sem grande processamento, tipicamente serão os mais equilibrados.

Passo 3

Não exagerar durante o almoço! Se tiverem seguido os passos  acima, em princípio não serão assolados por uma fome desmedida durante o mesmo. Evitar sobremesas e bebidas açúcaradas, álcool e pratos demasiado pesados são também óptimas ideias. O objectivo é mantermos um fluxo de energia contínuo durante todo o dia, evitando picos, e grandes depressões. 3 horas após do almoço será uma excelente altura para voltarmos a “atacar” um snack!

Estes, são passos extremamente básicos para começarmos a manter uma alimentação mais equilibrada no dia-a-dia. O foco aqui é de nos habituarmos a fazer refeições regulares, ingerirmos alimentos equilibrados e mantermos um fluxo de energia mais constante durante o dia.

Começando por aqui vão experienciar melhorias substanciais tanto na alimentação como na saúde em geral.

Ter sempre um snack à mão é um passo extremamente importante para facilitar estes passos.

Caminhamos assim para dias no escritório a comer e a sentirmo-nos melhor! O corpo e a nossa produtividade agradecem!

Qualquer questão blog@wildbran.pt!

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