Cacau em pó, magro ou gordo?

Seria fácil assumir que o cacau em pó magro nos traria apenas benefícios, no entanto esta ideia está longe da realidade.

De forma genérica são comercializados dois tipos de cacau no mercado. Um magro com 10-12% de gordura e um mais gordo com percentagens entre os 22-24% de gordura.

Por mais apelativa que nos possa parecer a ideia de comprarmos e utilizarmos um cacau com menos teor de gordura, pensem duas vezes.

Menor teor de gordura = cacau de menor qualidade

Quanto maior a percentagem de gordura no cacau maior a sua qualidade.  Sendo que o sabor do cacau é profundamente alterado por este factor.

As marcas de cacau em pó que tipicamente são comercializados  nos espaços de retalho em Portugal rondam os 10-12% de gordura o que torna o cacau particularmente seco e desprovido de sabor.

Levanta-se assim a questão. Será que a terminologia “cacau em pó magro” apenas uma forma de nos fazer acreditar que existe um benefício em comprar um produto de qualidade inferior?

Deixamos-vos descobrir a resposta a esta pergunta por vós mesmos…

Cacau gordo = premium?

Não é uma conclusão directa, pois existem diversos factores que influenciam a qualidade de um produto de cacau, no entanto, o seu teor de gordura é um excelente indicador de qualidade.

E guess what?

Preço! Ao procurarem marcas que comercializam cacau em pó com teor de gordura entre os 22-24% rapidamente se aperceberão que são produtos substancialmente mais caros.

Neste caso, e no entanto, a diferença de preço justifica-se em larga escala.

Já abriram um saco de cacau de excelente qualidade?

Os aromas, a cor e a textura são inebriantes, deliciosos ao natural. Dificilmente seria possível obter essa resposta ao abrir um saco de cacau em pó do supermercado da esquina.

Assim é fácil decidir. Olhem para o fundo da vossa carteira, se estiverem dispostos a gastar um pouco mais, não se vão arrepender.

É tudo o que podemos dizer!

Qualquer questão que surja, estamos disponíveis através de blog@wildbran.pt.

 

 

Please follow and like us: